Ciclos    Pré-Escolar

• Introdução

Todas as crianças são consideradas como indivíduos únicos com caraterísticas, motivação e interesses próprios. São eles os protagonistas de todo este Projeto Educativo.
    No âmbito da Educação pré-escolar, a equipa pedagógica do Colégio Vieira de Castro tem como principal finalidade educativa o envolvimento da criança num processo ativo de auto e sócio construção. Pretende-se que seja capaz de pensar e agir autonomamente, otimizando os seus saberes e competências.
    Para isso, a equipa educativa orienta toda a sua prática profissional para o conhecimento da criança.

• Aqui acredita-se que é a partir de situação de interação e de um ajustamento das etapas do processo ensino-aprendizagem que a criança é incentivada, de uma forma lúdica a desenvolver:

a criatividade pessoal
      o pensamento crítico
      a curiosidade
      o gosto pelo conhecimento
      uma atitude ativa no trabalho pessoal